TRADUTOR

terça-feira, 18 de outubro de 2011

LC CONTRIBUI COM DIVULGAÇÃO DE AUTOR TROTSKISTA NO MIA

Tradução realizada pela Liga Comunista abre
seção de Jean Van Heijenoort em português
no Marxists Internet Archive







A Liga Comunista teve a honra de abrir a seção em português do Marxists Internet Archiv de Jean Louis van Heijenoort Maxime (pronuncia-se highenort). Heijenoort ou JvH (23 de julho de 1912, Creil França - 29 de março de 1986, Cidade do México) foi o secretário pessoal de Leon Trotsky entre 1932-1939, militante trotskista, historiador e pioneiro da lógica matemática.Traduzimos pela primeira vez para o português o belíssimo texto “Lev Davidovich” de Heijenoort, sobre o ESTILO e o MÉTODO de Trotsky, escrito em agosto de 1941, um ano após o assassinato do grande revolucionário russo. O artigo que traduzimos foi publicado pela revista Fourth International, Vol.II No.7, pp.207-209. Até agora, os escritos do autor, inclusive no MIA, eram inéditos em português.

A LC agradece pela publicação e edição em HTML dos textos no MIA a Alexandre Linares e Fernando Araújo, o primeiro voluntário e o segundo administrador da seção em português do Arquivo.




Publicamos o texto de Heijenoort em memória de Trotsky ao completarem-se 71 anos de seu assassinato por um agente stalinista sob o texto introdutório: “Dedicar a vida à construção do partido trotskista internacional do proletariado é a única homenagem justa a Lev Davinovich”. Esperamos com esta iniciativa contribuir a partir de nossas modestas forças para a divulgação do marxismo revolucionário de nosso tempo, o trotskismo.



O QUE É O ARQUIVO MARXISTA NA INTERNET?

O Arquivo Marxista na Internet é a mais completa coleção de textos virtuais de esquerda. O MIA (em inglês), cujo endereço é www.marxists.org, é uma biblioteca virtual multilíngue impulsionada pelo trabalho completamente voluntário e sem fins lucrativos, uma biblioteca pública na internet criada em 1990. No levantamento feito em 2006, o MIA possuía em média 1,1 milhões de visitantes por mês.

No último levantamento feito pelo próprio Arquivo, em 2007, o MIA já contava com escritos de 592 autores representando um espectro completo de pensamento político, filosófico e científico, em geral, abrangendo os últimos 200 anos. O MIA contém escritos em 49 idiomas diferentes, do árabe para o urdu e deste para o vietnamita.

Em 2005, a maior quantidade de escritos era de Lenin, em idioma inglês, 3.900 documentos, seguidos pelos de Marx-Engels, 3.260 documentos e o arquivo Trotsky, 1.264 documentos. Além disto, há documentos da história da luta comunista e trabalhista, um glossário de termos marxistas, biografias, uma Enciclopédia marxista e uma seção especial denominada Encyclopédia of Trotskysm On Line. O MIA conta também com uma seção de "arquivos suplementares", onde se encontram escritos de autores que mesmo não sendo marxistas (anarquistas, social-democratas, socialistas utópicos, etc.), contribuem, de algum modo, para a compreensão do marxismo. A seção em inglês (a mais completa de todas) inclui, nos seus arquivos suplementares, textos sobre Psicologia, História, Ciências Naturais e outros.


O site também tem seções especiais com uma bibliografia dirigida a estudantes iniciantes no marxismo, sindicalistas e hospeda a maior lista de partidos de esquerda do mundo.


Para saber como tornar-se voluntário do MIA clique aqui.