TRADUTOR

quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

LUTA PELA TERRA EM SÃO JOSÉ DOS CAMPOS - SP

Que a Conlutas coordene uma grande greve política unificada para fortificar as brigadas de auto-defesa em apoio a ocupação do Pinheirinho e evitar um banho de sangue e o despejo em massa!

Camarada da LC intervém na assembléia do Pinheirinho
A liminar federal que na terça (18/01) suspendeu por poucas horas a desocupação do Pinheirinho (São José dos Campos – SP) por parte da sanguinária Policia Militar de Alckimin (PSDB) foi derrubada pela justiça federal e a qualquer momento a comunidade pode ser invadida pela tropa de choque.
A liminar "patrocinada" pelo governo federal do PT – governo totalmente comprometido com especulação imobiliária – não passa de demagogia eleitoreira, visando desgastar o "rival", PSDB, nas eleições municipais deste ano, sendo também utilizada para desmobilizar a organização da comunidade, esfriar o movimento dos trabalhadores e facilitar a desocupação da área pela PM.
Desde o primeiro momento ficou clara a política do PSTU de depositar todas suas fichas em uma saída redentora negociada por parte do governo Dilma. Quando anunciou a liminar, o PSTU e a Conlutas cantaram vitória antecipada, soltaram fogos e induziram a resistência popular a baixar a guarda (como mostram fotos e vídeos do próprio site do PSTU alguns companheiros chegaram a quebrar os parcos instrumentos utilizados nas brigadas auto-defesa).

Horas depois, porém, tudo voltou como estava, ou seja, os moradores e suas crianças a correm o risco de a qualquer momento serem despejados e massacrados. Mesmo assim, quando ficou claro que a ameaça de desocupação continuava pairando com todas suas conseqüências após a divulgação da notícia de cassação da liminar, o PSTU e a Conlutas não retomaram nem sequer o tímido estado de alerta da noite anterior e fizeram pior, dobraram suas ilusões perigosas nos instrumentos jurídicos do Governo Dilma: “A luta continua! Ordem de desocupação volta a ameçar Pinheirinho, mas União entra no processo”. Toda estratégia reformista deste partido se orienta para remeter a disputa para a justiça federal: “Com a entrada da AGU [Advocacia Geral da União], aumenta a possibilidade de o processo voltar para a Justiça Federal.” (“União entra no processo contra reintegraçãode posse no Pinheirinho”, site do PSTU, 17/1/2012 20:51:00)

Já alertamos quais as intenções do PT no conflito no Folha do Trabalhador # 6, amplamente distribuído nas assembleias do Pinheirinho nas quais intervimos: “Se Dilma e o PT realmente desejassem, a ocupação de Pinheirinho já teria sido regularizada. Pois, quando querem fazer suas maracutaias, como a construção irregular da usina de Belo Monte, passando por cima da legislação. Mas, como o PT está na oposição em São Paulo, torce para que em situações como a do Pinheirinho haja um banho de sangue que desgaste o PSDB e os favoreça eleitoralmente.”


Também alertamos contra que se repetisse a mesma linha política que conduziu a derrota na Embraer quando foram demitidos milhares de pais de família sem que fosse organizada uma resistência a altura do ataque, às ilusões nos policiais como aliados, na justiça burguesa, e, sobretudo reivindicamos que a Conlutas coordenasse uma greve unificada no Vale do Paraíba para cobrir de solidariedade a ocupação do Pinheirinho. (Toda Solidariedade a Luta dos moradores do Pinheirinho: Derrotaro despejo de Alckmin/Cury/Nahas e a PM! Nenhuma confiança no governo Dilma, somentea unidade da classe e a auto-defesa podem garantir a terra!, FdT6, 01/2012)

Contra a iminente invasão policial à serviço do bandido Naji Nahas, que promete desabrigar mais de 1800 famílias, defendemos que a Conlutas urgentemente faça o que ela não fez até agora: ou seja, organizar um grande movimento grevista na região, onde dirige sindicatos de peso como o dos metalúrgicos por exemplo, em solidariedade aos moradores do Pinheirinho, que também receberam o apoio formal do Sindicato dos Químicos (dirigido pela Unidos, CST-PSOL).

Defendemos que a resistência tem que ser prática, que os Sindicatos organizem suas bases e os ativistas do movimento popular e estudantil e se alistem em Comitês de Auto-defesa ao contrário dos patéticos apelos reformistas que o PSTU-Conlutas vem fazendo como de costume, se resumindo a moções pela internet e a alimentar ilusões no PT.

Em seguida, publicamos parte de uma entrevista que fizemos com moradores do Pinheirinho no dia 17/01. Estes companheiros não terão seus nomes revelados, são dois trabalhadores um servente de pedreiro, que o chamaremos de Seu João, e o outro porteiro que trataremos por Carlos:

FdT – Como o senhor vê, todo este processo de desocupação da área?

Seu João –- Como um negócio errado, querem nos tirar daqui a força e não nos oferecem nenhuma alternativa de moradia. Querem nos jogar a míngua.

FdT – O que o senhor acha da posição da Justiça no caso?

Seu João – Estão do lado dos ricos e contra nós. Naji Nahas, o suposto dono do terreno é um ladrão, possui uma grande divida com a prefeitura e Eduardo Cury (o prefeito tucano de SJC) e a justiça disso nada falam, mas com a gente, querem nos expulsar daqui como cachorros. Construímos toda a nossa vida neste lugar, aqui está nossa história e não vão nos tirar!

FdT – E a policia?

Carlos – Estão do lado dos ricos. Antes de entrarmos aqui, estava tudo abandonado, conheço esta área desde 1971 e sempre foi uma região abandonada; quando chegamos aqui tinha cobra, mato e tudo mais. Fizemos tudo, organizamos a área, a valorizamos e ai vem a policia à mando do bandido do Naji Nahas nos tirar do que por direito é nosso. Neste momento nos informaram da queda da liminar.

FdT – O que você pensa sobre a cassação da liminar?

Carlos - Eles podem invadir em poucas horas e vem convencendo a população através da TV Vanguarda (filial da Globo em SJC) e apóia 100% a prefeitura de Cury além de fazerem várias matérias apoiando a invasão policial.

FdT – E a resistência está preparada?

Carlos – Estamos preparados! Se morrer morador do Pinheirinho, com certeza também vai morrer policial do Choque. Estamos organizados! Essa recaída da liminar não deixou os moradores acomodados, pelo contrário, estamos alertas ainda. A policia tentou nos intimidar com os panfletos lançados do helicóptero, e não conseguiu, os patrões também vêm tentando. No meu caso me demitiram por justa causa, alegando que a área não estava regularizada, depois que começou esta pressão para a gente sair, mas nunca me perguntaram sobre isso. O que está acontecendo é uma tentativa enorme de nos enfraquecer, por isso, não concordo com a festa que estão fazendo aqui dentro agora cantando vitória, pois logo em seguida derrubaram a liminar. Estamos preparados para resistir, e daqui a gente só sai morto!