TRADUTOR

sábado, 2 de junho de 2012

FOLHETO DO SOCIALIST FIGHT BRITÂNICO

A Explosão do WRP
A sabotagem de uma oportunidade
para a regeneração do trotskismo 1985 – 1991

Reproduzimos abaixo o Sumário e trechos do prefácio do balanço realizado pelo Socialist Fight britânico de quase 200 página acerca da degeneração e explosão de um dos maiores partidos trotskistas  existentes, o WRP (Workers Revolutionary Party) britânico e suas relações com a LIT (hoje dirigida pelo PSTU brasileiro).
Na Capa do documento, os líderes do WRP e do Comitê Internacional pela Quarta Internacional juntos em um dos últimos grandes atos políticos do partido em memória a Karl Marx que reuniu 4.000 ativistas no Pavilhão Alexander, em Março de 1983. Os cinco líderes presentes na mesa se dividiram em cinco estilhaços depois da expulsão de Healy, em outubro de 1985. Da esquerda para a direita Gerry Healy (Partido Marxista), Mike Banda (Fórum Comunista); Cliff Slaughter, WRP (Imprensa dos Trabalhadores); David North, Partido Socialista pela Igualdade (EUA), quem reivindicou ser a continuidade do Comitê Internacional da Quarta Internacional após a cisão; Rodney Atkinson, em seguida, um membro do Comitê Nacional YS, agora inativo; e por fim Claire Dixon, WRP (Linha News).


Prefácio

Esta publicação foi produzida originalmente em 1991, quando eu era um membro da seção britânica do ITC, a RIL. Embora hoje eu formulasse algumas perguntas de maneira diferente (nunca houve qualquer prova de que as imagens de oposicionistas iraquianos foram vendidos ao regime iraquiano que resultou nas execuções dos mesmos pelo regime de Saddan Hussein), no entanto, eu defendo todas as principais conclusões políticas e caracterizações feitas sobre o WRP e todos os outros grupos políticos assumidos neste documento. O relatório da Comissão de Controle WRP por Norman Harding e Kavanagh Larry em Healy abusos sexuais e físicos foram agora incluídos como um apêndice no final do capítulo 1.
Este trabalho identificou corretamente os principais passos dados pelo partido no período desde seu ressurgimento como escrito no Capítulo 3, O Interregno e Glasnost de 1986. Estes foram a questão da Irlanda, as perspectivas da juventude, a opressão das mulheres e do Partido Trabalhista. Todas estas questões envolviam a questão cruciais de como se relacionar com a classe trabalhadora. Nestas questões repudiamos a relação corrupta da direção do partido com a burocracia sindical na Grã-Bretanha e as burguesias árabe no Oriente Médio e Norte da África, a capitulação ao Estado britânico sobre a questão da Irlanda, as questões da história da Quarta Internacional, e da opressão especial de mulheres, gays e lésbicas.
Agora todos os líderes do antigo WRP retomam às manobras sem escrúpulos e degeneradas que conduziram a liquidação terminal do WRP, retrocedendo a posições piores do que este sustentou em todas as questões antes da explosão de 1985. Para se ter uma idéia, o atual WRP (News Line) é quem sustenta uma posição melhor (embora ainda tão errado quanto em 1985) sobre a Líbia do que quase todos os estilhaços do antigo WRP. Publicamos este balanço na esperança de resgatar alguns dos camaradas desse tempo para a luta pela regeneração do trotskismo.


Prefácio

Itrodução

Capítulo 1: A ruptura

Capítulo 2: A implosão continua

Capítulo 3: Interregno & Glasnost 1986

Capítulo 4: Problemas Filosóficos

Capítulo 5: Chauvinismo sobre a Questão da Irlanda

Capítulo 6: Ruptura com a Liga dos Trabalhadores da Irlanda (IWL)

Capítulo 7: As Relações Sociais do WRP

Capítulo 8: O debate sobre o stalinismo

Capítulo 9: O relacionamento com a LIT

Capítulo 10: Estranhos companheiros de cama

Capítulo 11: Journadas desperdiçadas

Capítulo 12: Negação de uma questão de princípio

Capítulo 13: O Fim do Jogo para a LIT e para o WRP

Cronologia 1984-1990

Glossário de publicações e organizações

dezembro 2011
Gerry Downing 
O documento inteiro encontra-se em: