TRADUTOR

segunda-feira, 25 de junho de 2012

GOLPE PARLAMENTAR “MADE IN CIA” NO PARAGUAY

Todos contra o golpe! Mas sem nenhuma ilusão em Lugo, que reprimiu nossos irmãos sem terra e entregou o governo docilmente para a reação. Construir a derrubada de Franco e a luta pela unidade revolucionaria antiimperialista e anticapitalista dos operários e camponeses latino americanos!

DECLARAÇÃO DO COMITÊ DE LIGAÇÃO PELA IV INTERNACIONAL - CLQI
Ato no Consulado do Paraguai em São Paulo, onde foram
reunidos cerca de 200 manifestantes no dia 25/06/2012
Depois do Haiti e Honduras é a vez do Paraguai. Os EUA que há anos buscam aumentar o controle sobre a tríplice fronteira estão por trás de mais este golpe, e que tem de inédito o fato de ser um ataque relâmpago e pela via parlamentar.
Também estiveram a frente da conspiração a reacionária Igreja Católica, da qual Lugo é bispo, e parte hegemônica da classe dominante, como demonstrou as votações nas duas casas do Parlamento. Além disto, estão diretamente envolvidos setores vinculados a burguesia brasileira e  as multinacionais como a Monsanto que utilizam o Brasil como plataforma de exportação vinculadas ao latifúndio brasiguaio. Como retribuição ao apoio, Franco declarou que vai agilizar a legalização das terras dos brasiguaios contras as aspirações dos sem terras (carperos) por reforma agrária.
Folha do Trabalhador com declaração internacional bilíngue da CLQI distribuído no ato do dia 26/06/2012
A principal vítima deste golpe, que fortalece a reação  e a repressão política, é a população trabalhadora paraguaia, que poucos dias antes em Curuguaty sofreu com o assassinato de 11 de seus filhos pelas tropas do próprio governo Lugo a serviço do latifúndio e contra a reforma agrária que o próprio havia prometido antes de eleger-se. Também não podemos esquecer que Lugo de imediato se submeteu a decisão do Congresso controlado pelo Partido Liberal de Franco, e pelo Partido Colorado, do qual fizera parte o ditador Stroessner. Com isto, Lugo jogou um balde de água fria na resistência popular ao golpe.

Por isto, fragilizamos nossa luta ao torná-la dependente da orientação politica de Lugo, defendendo “Todo apoio ao presidente Fernando Lugo” como fazem alguns que combatem o golpe. Lugo, assim como fez Zelaia em Honduras, alimenta esperanças nos governos burgueses sul americanos que, seja pela UNASUR ou por qualquer organismo internacional capitalista, não realizam qualquer luta consequente contra os interesses imperialistas porque são sócios minoritários de nossa exploração.

Nossa luta é a da resistência da população trabalhadora através da sua ação direta ao conjunto dos golpes capitalistas que os oprimidos de todo mundo sofrem sejam eles sem terra paraguaios ou brasileiros, mineiros bolivianos ou imigrantes super-explorados em qualquer parte do mundo.

Lutamos pela independência política dos trabalhadores, condição fundamental para derrotar este golpe rumo a um verdadeiro governo revolucionário operário e camponês, que realize a reforma  e a revolução agrárias, expropriando o conjunto do latifúndio paraguaio e brasiguaio e avançando na luta pela Federação das Repúblicas Socialistas Latino-Americanas! Para tudo isto, é necessário construir o partido internacionalista e revolucionário da classe operária, tarefa que depositamos o melhor de nossos esforços.

Liga Comunista - Brasil - lcligacomunista.blogspot.com
Tendencia Militante Bolchevique - Argentina - tmb1917.blogspot.com/
Socialist Fight - Grã Bretanha - http://pt.scribd.com/Gerry%20Downing