TRADUTOR

sexta-feira, 5 de outubro de 2012

TEORIA MARXISTA

A questão da análise do caráter de classe dos partidos como pré-requisito para uma política revolucionária em relação aos mesmos

A falsificação realizada pelo PSTU acerca do caráter de classe do PCdoB, provocou um debate importante no seio da vanguarda militante. Para Trotsky, definir o caráter de classe de um Estado, governo ou partido é um pré-requisito fundamental para estabelecer uma política marxista correta em relação ao mesmo. A Liga Comunista busca elaborar um programa científico para a revolução socialista e para isto trata de superar os erros que ela mesma assim como quase todas as organizações cometem acerca do caráter de classe dos partidos.

Desde o Manifesto Comunista, trataram de estabelecer fielmente a posição dos comunistas em relação aos vários partidos políticos de oposição e em relação às correntes que se reivindicam socialistas. Ainda que a orientação política conjuntural em relação àqueles partidos, estabelecida em um momento pré-imperialista da luta de classes, esteja superada há mais de um século, reivindicamos a força do método de Marx e Engels que partiam sempre do caráter de classe de cada agrupamento para se posicionar diante do mesmo. Por isso, recomendamos a leitura dos links no final deste texto como parte aprimorada desta elaboração.

O PT é o partido burguês predileto da burguesia (e também do proletariado, uma vez que as idéias dominantes são as idéias da classe dominante). O PCdoB também é um partido burguês. Diferente do PT, ele é um partido marginal da burguesia. Mas o PSTU trata de ocultar o caráter de classe do PCdoB para melhor enganar sua própria militância e simpatizantes: “o PCdoB, que não é um partido burguês, mas é um partido da base do governo Dilma”.
(Direção Nacional do PSTU, Por que estamos em uma frente com o PSOL e o PCdoB em Belém?, São Paulo, 02/07/2012).

Afirmar “partido da base governista” como contraposição à definição de partido burguês é uma picaretagem da Direção do PSTU e até um insulto contra a inteligência de seus militantes, simpatizantes e leitores. O que seria o PCdoB então? Um partido operário? Um partido pequeno burguês? Partidos pequenos burgueses não dirigem prefeituras capitalistas nem ministérios. Somente partidos burgueses negociam sua influência no Estado burguês junto a especuladores internacionais ou grandes petroleiras como faz o PCdoB através da direção da ANP. Partidos pequeno burgueses não negociam mega-contratos milionários com a Fifa e outras multinacionais para eventos do porte da Copa e das Olimpíadas. Somente partidos burgueses possuem autoridade junto a sua classe para intermediarem interesses tão poderosos como os que fizeram aprovar a serviço do grande latifúndio (agro-negócio) o Código Florestal.

A direção do PSTU sabe de tudo isto e para não revelar seu oportunismo precisa embelezar seus aliados, nossos inimigos de classe.

Assuntos relacionados: