TRADUTOR

domingo, 2 de dezembro de 2012

CONFERÊNCIA DE EDUCAÇÃO DA APEOESP 4/5

Direção da Apeoesp (PT, PCdoB, PSTU e PSOL)
“consensua” com governo do PSDB
contra professores em Comissão Paritária
Folha do Trabalhador # 16
A direção do sindicato substitui a mobilização da categoria contra o governo, pela conciliação permanente com os Secretários de Alckmin através da Comissão Paritária cujos “importantes consensos” comemorados pela burocracia no caderno “Conversando sobre a Carreira” são acordos contra os professores, como a aceitação da prova de mérito, a concordância com a matriz legal do governo, da participação nos fóruns do governo como forma de evolução funcional. A diretoria é cúmplice do parcelamento do enganoso “aumento salarial” e da aplicação da Lei do Piso em quatro anos. Daí o leitor deve se perguntar: Afinal, a quem serve a diretoria da Apeoesp?

Nós professores temos uma imensa importância por sermos responsáveis pelo futuro do Estado mais produtivo do país. O nosso sindicato está entre os que possuem mais filiados (185 mil!) e também entre os mais ricos (R$ 60 milhões/ano) de todo o continente. Todavia, o governo do Estado tem levado a melhor em sua política de precarização e desvalorização salarial dos professores, conduzindo-nos a uma espécie de subemprego. Por que? Como uma força imensa se vê conduzida à impotência, ao adoecimento físico e psíquico a barbárie crescente nas relações dentro da comunidade escolar com alunos, pais e demais trabalhadores em educação?

O fato de PT e PSDB serem adversários na política eleitoral não deve nos confundir na luta sindical e ainda mais na luta estratégica pelo poder político. Nos assuntos correntes e cotidianos da luta política de classes, seja para o incremento da repressão assassina nos bairros proletários ou no combate a luta dos trabalhadores por melhores salários e condições de trabalho, PT e PSDB são aliados. Basta ver como os governadores do PT na Bahia e Rio Grande do Sul boicotam a lei do piso, como reagem à greve dos professores, como Dilma reagiu a greve dos professores universitários e demais servidores federais, contra o direito e ameaçando de corte do ponto, ingualzinho o tucanato trata os professores.

A diretoria de nosso sindicato é agente do governo do Estado contra os professores.

Ao afirmarmos isto, não estamos simplesmente fazendo uma crítica qualquer como parte da disputa política-sindical dentro da categoria, não, trata-se de uma compreensão fundamental que todos os professores devem ter bem forte em sua mente após décadas de experiências e derrotas de nossas lutas a partir desta colaboração. Alguém duvida? Façamos as contas: a derrota da luta contra a liquidação da previdência dos servidores estaduais – SPPREV; o parcelamento do “aumento (congelamento) salarial” e da redução da jornada em quatro anos, provas de méritos utilizadas como instrumento de assédio moral, meses sem pagamento para os precarizados,... Tudo apresentado como “vitórias” pela diretoria da Apeoesp.

Ao contrário de colaborar com a gestão burguesa tucana, como faz a atual diretoria da Apeoesp, defendemos que o sindicato deva lutar pelo controle completo da educação por quem nela trabalha e estuda, ou seja, integrar uma gestão tripartite da Escola em conjunto com a comunidade.

Pelo fim da “prova do mérito”!
Redução da jornada e aumento dos salários já!
Efetivação imediata e incondicional dos precarizados!
Por uma frente de oposição revolucionária para derrotar PT, PCdoB e a “situação alternativa” PSTU, PSOL!