TRADUTOR

quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

NIEMEYER, COMUNISMO E PROLETARIADO

O "comunista" Oscar Niemeyer e o levante dos operários na construção de Brasília

Oscar Niemeyer faleceu aos 104 anos, identificado pelas novas gerações como uns dos mais antigos comunistas do país. Para os saudosistas do "velho comunista" recomendamos assistir o vergonhoso depoimento do mesmo no documentário "Conterrâneos Velhos de Guerra", acerca do massacre de centenas de operários da construção civil, os candangos, tragédia que na época teve a dimensão do massacre dos sem terra de Eldorado dos Carajás. O trecho a seguir foi extraído do filme citado, dirigido por de Vladimir Carvalho, 1991.  http://www.youtube.com/watch?v=-qIjSCVwflU

Recomendamos também assistir a entrevista do igualmente "aclamado" arquiteto Lúcio Costa http://www.youtube.com/watch?v=dA6M_C5vTcI) sobre o mesmo episódio com os candangos nos canteiros de obra de construção de Brasília que viviam em situações iguais ou piores aos dos operários das obras do PAC de Dilma. A chacina dos candangos teria ocorrido em resposta a manifestação de operários que cobravam melhores condições de trabalho nas obras da nova capital.

É preciso ganhar os técnicos, os engenheiros, os intelectuais para o lado da classe operária e não reverenciar os que colaboram com os exploradores e, no caso, participam do abafamento de massacres dos trabalhadores. Hoje como sempre ficarão em nossa memória os camaradas candangos que foram trucidados em sua luta contra o capital e seus governos e não os que, se dizendo comunistas, ficaram do outro lado.


Nas eleições de 2010, aos 102 anos, Niemeyer também foi cabo eleitoral de Marco Maciel, o execrável governador biônico de Pernambuco na época da ditaduramilitar, co-fundador da ARENA, do PFL e do DEM, apoiador de Collor nas eleições de 1989, líder do governo corrupto collorido no senado, eleito e reeleito vice-presidente de FHC e atual figura política do DEM: "Eu conheço Marco Maciel há muito tempo, quando ele era governador de Pernambuco (...). Ele é inteligente, discreto, honesto, honestíssimo. Ele é candidato a senador e eu estou certo de que o povo de Pernambuco vai pensar nisso tudo. Ele merece participar de tudo que se passa neste país".
http://www.youtube.com/watch?v=xhWaO2cWIyY

É de "comunistas" deste quilate que a burguesia gosta. Comunista não é quem se diz comunista, stalinismo não é comunismo e comunista toma partido pelo proletariado e não “desconhece” as suas grandes tragédias. Alguns saudosistas ainda justificam que o fato do arquiteto mais popular do país se declarar formalmente comunista é bom para nossa causa. Na verdade, é o contrário, o fato do "comunista" mais popular do país ser 1) um aliado das grandes empreiteiras, empresários, do aparato repressivo policial, dos "carrascos da Novacap" no ocultamento da super-exploração capitalista sobre o proletariado; 2) defensor dos processo stalinistas contra toda a geração de quadros que realizou a revolução bolchevique e 3) garoto propaganda de arqui-reacionárias oligarquias nordestinas é péssimo para o comunismo.

Os candangos, rebelados e massacrados por JK ontem, vivem na revolta dos operários das obras do PAC de Dilma hoje! Quando verdadeiros comunistas se fundirem à luta cotidiana do proletariado contra o capital, avançará a luta pelo comunismo.