TRADUTOR

segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

HOSPITAL DAS CLÍNICAS DE SÃO PAULO

Uma vitória importante na luta pela organização dos trabalhadores na CIPA do HC
por Geisa Amaral

No dia 30 de novembro ocorreu eleições para a CIPA nos diversos institutos que compõem o Hospital das Clínicas de São Paulo. Este complexo hospitalar é considerado um dos maiores e mais importantes hospitais da América Latina, concentrando aproximadamente 15 mil trabalhadores.

As eleições aconteceram num momento em que o complexo está prestes a sofrer um perigoso ataque pelo governo do Estado e setores privados da saúde, que pretendem transformá-lo em autarquia especial, ou seja, entregar livremente a gerência do Hospital para as mãos da iniciativa privada, sob o pretexto de aumentar o orçamento da instituição.

“Apesar das promessas de aumentos salariais, teremos as seguintes perdas: fim da estabilidade e das contratações via concurso público, aumento da pressão institucional por produtividade e meritocracia e terceirização dos serviços. Para nos seduzir a nos submeter a todas estas perdas anunciam em forma de isca que aumentarão nossos salários. Entretanto, com o inevitável aumento da inflação, mesmo este prometido “aumento salarial” será logo consumido, enquanto isso, os usuários são prejudicados com aumento do desvio do número de leitos a convênios e particulares, diminuindo o espaço de atendimentos destinados ao SUS.”

“Um complexo hospitalar das proporções que tem o HC, um dos maiores da América Latina, possui orçamento anual de aproximadamente 1,5 milhões por ano. Isso nos mostra que a discurso de “baixo faturamento” é falso e que nada pretende além de continuar garantindo o lucro de grupos empresariais de saúde privada. Somamos aproximadamente 15 mil servidores, distribuídos nos sete institutos, unidades de internação e centros de reabilitação. Se organizados, somos suficientemente fortes para barrar tamanhos prejuízos e ataques contra nós mesmos e a toda população.” (ELEIÇÕES DA CIPA - A autarquia é um lobo em pele de cordeiro! Resistir em defesa de nossos direitos com uma CIPA combativa e classista!, TRABALHADORES COMBATIVOS DO HC).

Uma companheira da LC participou das eleições e foi a mais votada de seu setor com 134 votos. A campanha também teve apoio ativo na distribuição de panfletos dos terceirizados da limpeza e segurança do local pois os setores mais precarizados do HC sabem que sua exploração e opressão no trabalho tende a aumentar se não se organizam com uma representação combativa que defenda a efetivação imediata e incondicional de todos os terceirizados. Ao mesmo tempo, esta vitória significa um importante passo adiante na fusão das concepções trotskistas pelos interesses históricos da classe trabalhadora necessários para o combate as empresas privadas de saúde e ao governo do estado.