TRADUTOR

quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

A CHANTAGEM DO DESEMPREGO COMO DÍNAMO DA ECONOMIA

Queda da oferta de vagas de emprego no Brasil
bate recorde de 75,7% em janeiro de 2013 

Logo no primeiro mês de 2013, quando o governo ainda comemorava seu suposto “pleno emprego”, prognosticamos a elevação do desemprego e explicamos porque os capitalistas e o governo Dilma recorreriam ao mesmo para, chantageando os trabalhadores, obrigá-los a submeter-se a trabalhar mais por menores salários e direitos. Desgraçadamente, os dados revelados agora pelo CAGED confirmam nossas previsões com a queda de 75,7% (!) na geração de vagas em comparação a janeiro de 2012. Trata-se do pior índice desde quando os efeitos da crise mundial de 2008 se refletiram no janeiro seguinte na economia do Brasil.. ("Geração de emprego formal no Brasil tem pior janeiroem 4 anos") 

Nosso prognóstico:
“O aumento da jornada de trabalho e dos ritmos de produção embora pouco divulgados pela mídia, são a principal fórmula do governo reverter as tendências de “pibinho” para “pibão“, saindo dos desprezíveis 1% de crescimento para atingir pelo menos 3%. [2] Isto acentuará o assédio moral, os acidentes de trabalho, causará uma degeneração ainda maior das condições laborais em todos os ramos e principalmente na indústria.


O objetivo dos economistas do governo do PT comandados por Guido Mantega é fazer isto preservando a economia brasileira ao máximo da espiral mundial de aumento do capital constante e queda da taxa de lucro. Para tanto a aposta está no tensionamento máximo pelo aumento da mais valia absoluta. Como apontara Marx:

“O aumento da mais-valia absoluta ou o prolongamento da jornada de trabalho, permanecendo constante o capital variável empregando-se, portanto o mesmo número de trabalhadores com o mesmo salário nominal – e no caso não importa que se pague ou não as horas extras – faz cair o valor do capital constante em relação ao capital global e ao capital variável, e assim subir a taxa de lucro” [3].

Combinando esta medida de contratendência à queda da taxa de lucro (um dos principais elementos da crise capitalista) no Brasil com as demais já apontadas nesta avaliação o governo espera evitar que o país chegue às mesmas ou piores condições recessivas em que se encontram União Europeia e EUA. [4]

As chantagens da demissão em massa e da reestruturação produtiva serão muito úteis para obrigar a classe trabalhadora a abrir mão de conquistas e condições de trabalho. Nesta negociação escravocrata entrarão em cena os pelegos, o ACE, etc. Segundo a OIT, o desemprego voltará a crescer no Brasil em 2013 [5].

Pois para conseguir tudo isto o capital precisa arrancar o couro da classe trabalhadora e para que o proletariado se submeta a isto a tendência ao falacioso “pleno emprego” de 2011-2012 serão revertidas para um aumento do desemprego, do Exército industrial de reserva para pressionar as massas a trabalhar cada vez mais para receber cada vez menos...

Da Carta ao Leitor dO Bolchevique #14, janeiro de 2013
http://lcligacomunista.blogspot.com.br/2013/02/carta-ao-leitor.html