TRADUTOR

quinta-feira, 25 de julho de 2013

EGITO

O golpe que “não foi um golpe de Estado”
e a “revolução” que não foi uma revolução para
as organizações de massas da classe trabalhadora!
Principais trechos do artigo de Gerry Downing do Socialist Fight britânico

Devemos fazer uma análise marxista da correlação de forças entre as classe envolvidas na chamada revolução egípcia e do golpe de Estado, que envolvem duas mobilizações de massa, ambas com potencial revolucionário e ambas não conseguiram perceber as aspirações dos pobres e oprimidos. O que resta é uma crescente confiança das massas na sua própria força e capacidade de forçar a mudança, porém sem uma direção revolucionária com um programa claro para a revolução socialista com uma perspectiva internacionalista.


Ambos os lados do conflito egípcio contém uma capitulação ao imperialismo implícito de maneiras diferentes, é por isso que o imperialismo dos EUA tem sido capaz de manobrar entre ambos para conter e desviar as aspirações revolucionárias das massas. 

Nenhuma das direções políticas do conflito repudiam a dívida externa de quase US$ 40 Bilhões que simplesmente paralisa a economia egípcia. No entanto, há um outro caminho para a classe trabalhadora, para as mulheres e para as minorias oprimidas, independentemente da sua religião, este caminho é o marxismo revolucionário, que é o trotskismo hoje. O objetivo deste artigo é buscar esse caminho pela perspectiva da elaboração de um programa revolucionário.


DESMASCARAR O FALSO ANTI-IMPERIALISMO

É sabido que o exército egípcio está intimamente ligado aos EUA desde 1979 [1] e que a Irmandade Muçulmana (MB) foi apoiada pelos EUA depois que Morsi ganhou a eleição de um ano atrás. Os violentos confrontos entre os partidários de Morsi, a MB, e os apoiantes da “revolução” de 2011 que vieram a considerar o Exército como seus protetores contra a lei islâmica, a Sharia, e a opressão das mulheres, faz imagens muito confusas das classes de forças envolvidas nesse conflito. Somado a tudo isso é o aumento dos indícios de que ambos os lados estão se tornando cada vez mais anti-imperialista, ou, pelo menos, anti-EUA, como relata Marc Lynch:

“As ruas estavam repletas com panfletos, banners, cartazes e pichações denunciando o presidente Barack Obama por apoiar o terrorismo e com imagens photoshopadas de Obama com uma barba muçulmana ou que ostentam as cores da Irmandade Muçulmana... O tsunami de retórica anti-americana inundando o Egito tem sido justificado como uma resposta legítima ao suposto apoio de Washington ao governo da Irmandade muçulmana, agora deposto. Não há dúvida de que muitos egípcios em ambos os lados estão realmente furioso com a política dos EUA para o Egito. Nem há qualquer dúvida a intensidade da febre anti-Irmandade ao que Washington tem sido associado de forma tão eficaz.” [2]
Assim, o sentimento anti-imperialista crescente em ambos os lados é suficiente como base para a unidade revolucionária e todos nós devemos salientar isto? Infelizmente, isso não vai funcionar em um nível burocrático ou simplista, porque o anti-imperialismo é falso em nível de ambas as direções políticas. Portanto, devemos diferenciar este falso anti-imperialismo dos líderes em relação ao justo sentimento antiimperialista de seus seguidores. O Anti-imperialismo do Exército corresponde à hostilidade do mesmo a vontade dos EUA em colaborar com a MB e também financiar ONGs de direitos civis e as novos sindicatos de base. Mubarak costumava se envolver neste tipo de arrogância para consumo interno, enquanto mantinha relação mais estreitas com os EUA. Apesar da retórica anti-imperialista, refletindo a necessidade de desviar o verdadeiro sentimento anti-imperialista das massas, nunca foi tão intensa as relações entre o Egito e os EUA.
O outro lado do falso anti-imperialismo é um intenso ataque chauvinista anti-sunita por parte do regime militar do Hamas e da oposição síria à Assad, estendendo-se ao fechamento dos escritórios da Al Jazeera, ataques no Qatar, Turquia e Irã contra os apoiadores do MB. Arábia Saudita, Kuwait e os Emirados Árabes Unidos imediatamente concederam 12 bilhões dólares assistência aos que boicotaram a Morsi. A escassez de alimentos e as filas para a gasolina e diesel desapareceram misteriosamente após o golpe, tornando-se claro que estes eventos foram criados para favorecer as condições para o golpe. 
Todavia, foi o Hamas e os palestinos as principais vítimas deste golpe de Estado egípcio. Depois de ter cortado seus laços com a Síria e o Irã em seu apoio de Morsi, eles agora perderam o seu mais importante aliado, o governo da MB, ficando claro que o novo regime do exército no Egito será pior do que o de Mubarak, fechando todos os túneis da fronteira entre a Faixa de Gaza e o Egito. Em setembro de 2008, Mubarak facilitou a operação sionista “Chumbo Derretido”, que custou a vida de 1.400 palestinos em Gaza e a destruição de uma grande parte da infra-estrutura de Gaza.

Agora o General-brigadeiro (aposentado) Ayman Salama está dizendo que Morsi “colaborou” com o Hamas, em uma entrevista à BBC ele alega que esta foi a principal razão para o golpe:

- Você está dizendo que do ponto de vista do exército o principal crime do presidente Morsi reside no fato dele ter sido muito útil para o Hamas? - Perguntou a BBC. Salama respondeu: “Criminalmente falando, ele [Morsi] ameaçou os mais altos interesses da segurança nacional e dos militares do exército e de todo o povo pelo fato de estar colaborando com o Hamas contra os interesses do exército... especialmente no Sinai”. Salama acrescentou que o “militares pediram ao presidente muitas vezes para dar ordens, diretivas para bloquear, para cortar todos as trilhas, todos os túneis com Gaza, mas o presidente afirmou que havia na verdade simpatias muito humanitárias com os nossos vizinhos Hamas em Gaza para deixá-los ter uma respiração contra o bloqueio israelense”. [3]...

Conclusão

Esperamos que este texto tenha respondido àqueles que pensavam que este acontecimento não foi um golpe de Estado organizado pelos generais do exército em colaboração com e em sintonia com os ditames da política externa dos EUA. Tentamos mostrar que, enquanto há um ascenso do sentimento anti-imperialista nas massas as direções, tanto do MB quanto do novo regime militar liderado pelo general Abdul Fatah al-Sisi, que nomeou Adly Mansour como seu presidente e ele próprio como o ministro da Defesa, estão tentando desesperadamente tentando dirigir uma ofensiva chauvinista anti-sunita contra os palestinos. E apesar de que novamente foi uma onda de greves que justificou as condições para o golpe, a classe trabalhadora não possui uma direção para expressar seus interesses. Nós nos orientamos nessa última questão por demonstrar que os “Socialistas Revolucionários” não passam de oportunistas frente populistas que traem os interesses de classe da classe trabalhadora internacionalmente e ao WSWS de David do North como sectários que também se recusam a lutar pela direção da classe trabalhadora, proclamando que os sindicatos já não são mais organizações dos trabalhadores. Ambos, por oportunismo ou sectarismo rejeitam totalmente a tática leninista da frente única e o método de transição trotskista. E, finalmente, apresentar as seguintes consignas como um programa de princípios para as massas egípcias:

• Nenhum apoio ao golpe de Estado egípcio! Nenhum apoio ao governo fantoche de al-Sisi!
• Defender a Irmandade Muçulmana contra a repressão do Estado!

• Apoio completo aos palestinos; destruir o Estado sionista, por um Estado operário multi-étnico da Palestina!

• A separação total entre Igreja e Estado, sem discriminação contra minorias cristã copta, muçulmanos xiitas ou qualquer outro!

• Formar de guardas armados de defesa para defender as mulheres e as minorias contra a Irmandade Muçulmana (MB) e os ataques do Estado!

• Construir de movimentos de trabalhadores de base em todos os sindicatos para derrotar os líderes pró-capitalistas e a CIA!

• Criar comitês de trabalhadores em todas as áreas da classe trabalhadora com delegados sindicais, de comitês de greve, a partir de organizações de mulheres e das bases do exército, etc.

• Por uma Assembleia Constituinte!

• Toda a classe trabalhadora e organizações socialistas devem romper com a Frente Nacional de Salvação!

• Expropriar os proprietários, terra para camponeses e trabalhadores agrícolas.
• Cancelar as dívidas, nacionalizar as grandes indústrias e os bancos sob controle dos trabalhadores, organizar uma economia planificada, socialista!

• Por um governo dos trabalhadores e camponeses pobres!

Notas:
[1] Após o tratado de paz com Israel, entre 1979 e 2003, os EUA forneceram ao Egito, cerca de US $ 19 bilhões em ajuda militar, fazendo com que o Egito o segundo maior receptor (não membro da OTAN) de ajuda militar dos EUA depois de Israel. Além disso, o Egito recebeu cerca de US $ 30 bilhões em ajuda econômica dentro do mesmo período. Em 2009, os EUA forneceram uma ajuda militar de EUA $ 1,3 bilhão (corrigidos monetariamente EUA 1.390 milhões dólares em 2013), e uma ajuda econômica de EUA $ 250 milhões (corrigidos monetariamente EUA 267.500 mil dólares em 2013). Em 1989, Egito e Israel se tornou um importante aliado dos Estados Unidos. (Wiki) O exército controla cerca de 30% da economia egípcia.
[2] Lynch, Marc, 19 de julho de 2013 “Eles nos odeiam, eles realmente nos odeiam, quando o anti-americanismo se torna popular no Egito, Washington deve ficar o mais longe que puder.” http://www.foreignpolicy.com/articles/2013/07/18/anti_americanism_egypt_muslim_brotherhood?page=0,0&wp_login_redirect=0
[3] Ismael Mohamad, United Press International, Alerta de catástrofe humanitária, Egito fecha o cerco a Gaza http://electronicintifada.net/blogs/ali-abunimah/warning-humanitarian-catastrophe-egypt-tightens-siege-gaza