TRADUTOR

sexta-feira, 26 de julho de 2013

EM DEFESA DE MATSAS E MOUTZOURIS - CLQI

Defender Savas Michael-Matsas
e Konstantinos Moutzouris!
Declaração do CLQI em Defesa de Matsas e Moutzouris 

O líder trotskista grego Savas Michael-Matsas foi intimado a comparecer a um tribunal em 3 de setembro, juntamente com o ex-reitor da Universidade Técnica Nacional de Atenas Konstantinos Moutzouris acusados de difamação e incitação à violência pelo partido fascista Golden Dawn (Aurora Dourada). A acusação a incitação à violência é justificada pelo uso do termo "esmagar o fascismo" na imprensa do Partido Revolucionário dos Trabalhadores (EEK), do qual Michael-Matsas é dirigente e pela utilização das instalações da Universidade Técnica Nacional de Atenas pelo portal de notícias independente Indymedia .



Depois de uma manifestação em maio 2009, o Golden Dawn vem acusando toda a esquerda por esses “crimes”, incluindo o Partido Comunista da Grécia (KKE), a aliança de esquerda SYRIZA, a aliança anticapitalista ANTARSYA e também o EEK -, assim como as associações de imigrantes e ativistas independentes. Mas em 2012 o governo Antonis Samaras, que acaba de realizar mais uma rodada de selvagens cortes de austeridade, começou o processo que têm como alvo esses dois ativistas.

Em uma entrevista Michael-Matsas observou: [1]

Os nazistas têm conexões com o aparelho repressivo do Estado desde o tempo da guerra civil grega na década de 1940 e da ditadura de 1967-1974. Mas essas conexões se tornaram mais fortes depois da revolta da juventude de 2008. Devido à crise, os fascistas estão recebendo ajuda do Estado: eles estão protegidos de ações penais, enquanto os promotores levantar acusações contra os antifascistas. Não é por acaso que metade da polícia votou no "Golden Dawn" nas últimas eleições.

E mais adiante:

O fato de eu ser um judeu agrava meu caso. Na internet há slogans como "matem o rato judeu", dizendo que eu sou um agente de uma "conspiração judaica mundial" para estabelecer um "regime judaico-bolchevique" na Grécia.

Após 2008, após os levantes populares gregos de dezembro de 2008, quando um estudante de 15 anos, Alexandros Grigoropoulos, foi morto por dois policiais, o Estado e os fascistas se coordenaram como explica Savas-Michael:

"O governo de direita - com a ajuda dos nazistas do "Golden Dawn" - desencadearam pogroms em populosos bairros de imigrantes. As organizações de esquerda gregas realizaram uma série de manifestações antifascistas em que o nosso partido também participou.”

Os perigos de um golpe da extrema-direita fascista estão crescendo cada vez mais na Grécia e a classe trabalhadora internacional e esquerda têm o dever premente de defender estes dois companheiros. Vamos montar uma campanha internacional realizando piquetes e petições, etc nas Embaixadas para derrotar este ataque da extrema-direita contra as organizações dos trabalhadores na Grécia.

Construir uma Campanha de Defesa Internacional para os dois ativistas gregos anti-fascistas!

Defender Savas Michael-Matsas e Konstantinos Moutzouris!

Retirada imediata as acusações feitas contra eles pelo fascista Golden Dawn!

Esmagar o fascista Golden Dawn e defender os imigrantes!

[1] trotskistas enfrenta processos judiciais nazistas, Entrevista com Wladyslaw Flakin Revolutionäre Internationalistische Organisation (RIO), 19 de julho, https://linksunten.indymedia.org/de/node/91006