TRADUTOR

sábado, 13 de julho de 2013

NATE - I CONFERÊNCIA DA LC

Saudação do NATE
à primeira Conferência da Liga Comunista

"Aguardamos com grande expectativa os resultados do debate entre os camaradas para extrair dali ensinamentos e experiências, para que nós, parte de um agrupamento em estágio tão larvar, os empregue na luta concreta em espaços que militamos"


É com grande satisfação que saudamos a 1º Conferência da LC a ser iniciada neste dia 14 de julho de 2013. Convictos  da necessidade de por de pé um partido revolucionário para dar conta das jornadas da classe trabalhadora internacional, rumo ao seus objetivos imediatos e históricos, torcemos pelo sucesso deste encontro. Esperamos que cada homem e cada mulher deste agrupamento revolucionário, após profícuos debates,  proponham e transformem em ação sua  indignação  aos opressores do proletariado, a alavancar um verdadeiro PROGRAMA de transição socialista.

Ainda que as divergências estejam mal aclaradas, vários passos conjuntos já foram dados entre nossas organizações, principalmente na luta direta fora e dentro dos segmentos em que atuamos. Isto por si só seria suficiente para validar a confiança em vossa organização. Mas, fomos mais adiante e estabelecemos desde há pouco o compromisso de construir uma frente de oposição classista, a qual, se levada a cabo com todo sentido organizativo e político que pleiteamos, poderá servir de alicerce aos trabalhadores em educação e, oxalá,  quem sabe, o primeiro passo para aproximações estratégicas.

Camaradas, o NATE – núcleo de estudo e ação dos trabalhadores em educação-, se coloca também na perspectiva de fazer parte da construção do programa socialista. Compreendemos que passos importantes foram dados pelos teóricos marxistas, desde Marx e Engels, passando por Lênin, Rosa Luxemburgo e Trotsky, restando aos revolucionários na atualidade ir além dos mestres, fugindo da repetição mecânica que desconsidera o momento histórico daquelas elaborações, a transformar o PROGRAMA em receituário ad infinitum. Lembramos importância desses homens e mulheres porque foram originais em suas elaborações. Lacunas ou avanços foram preenchidos à luz do método e não por exegeses dos textos marxianos. As interlocuções com os camaradas da LC nos deixam despreocupados quanto a estas advertências, contudo, faz parte das discussões lembrarmos que muitas organizações, não só trotskistas, foram vítimas dessa tentação.

Por fim, aguardamos com grande expectativa os resultados do debate entre os camaradas para extrair dali ensinamentos e experiências, para que nós, parte de um agrupamento em estágio tão larvar, os empregue na luta concreta em espaços que militamos.

Saudações revolucionárias,

São Paulo, 13 de julho de 2013.


NATE – Núcleo de Estudo e Ação dos Trabalhadores em Educação.