TRADUTOR

terça-feira, 24 de setembro de 2013

GREVE DOS BANCÁRIOS

Romper a farsa dos pelegos e
levar a greve até conquistas verdadeiras

Avante, Bancários!
A Liga Comunista publica o panfleto do coletivo "Avante, Bancários!" uma frente de oposição sindical composta pela LC e outras organizações classistas.

Os bancários estão em greve, mas o que os motivam a luta não é a pauta rebaixada inventada pelos burocratas da CUT. Além do arrocho salarial, perdas acumuladas (muito mais que os 11,93% pedidos pela CUT), os bancários não suportam mais as condições de trabalho, metas, assédio moral e o adoecimento físico e psicológico.
O que é ruim para o bancário de um lado, é ruim para a população trabalhadora também do outro, que além de esperar horas nas filas, paga tarifas abusivas, juros extorsivos e sofre com a venda casada. Tudo isso para garantir as altas taxas de lucro dos bancos!

Esse modelo não serve para os trabalhadores e isso precisa mudar! Os movimentos iniciados pela juventude desde junho – aos quais a classe trabalhadora necessita se incorporar e protagonizar - e que também foram fortemente direcionados contra os bancos e contra a espoliação que eles representam diariamente na vida da população, nos mostraram que a ação coletiva dá resultado, e que a população quer serviços públicos de qualidade. Além da educação, saúde, transporte, moradia, etc., a estatização do sistema financeiro sob controle dos trabalhadores deve ser colocada em pauta e nossa greve deve cumprir um papel importante nesse processo, trazendo o conjunto da população para o nosso lado nessa luta!

UM NOVO PROTAGONISMO DA BASE DURANTE A GREVE

A ação independente realizada no dia 20.09 pelos trabalhadores no prédio da Superintendência e Ag. Sé da Caixa – que trancou completamente o prédio e impediu inclusive a entrada da superintendente – num piquete encabeçado por trabalhadores da própria agência, por um conjunto de ativistas de base da categoria e apoiado por estudantes e trabalhadores de outras categorias (não por “terceirizados” contratados pelo sindicato), mostra que existe um novo setor de trabalhadores que apontam uma alternativa que pode furar o controle da burocracia sindical.


Essa ação independente, que teve um precedente fundamental no piquete da Ag. Sete de Abril no dia anterior, que fechou até o auto-atendimento e frustrou uma tentativa da repressão policial, não foi ofuscada se quer pelo fechamento que o Sindicato promoveu na Cidade de Deus no mesmo dia 20, pois carrega consigo algo mais profundo: a possibilidade de que algo realmente novo possa surgir nesta greve.

Este ano tudo pode ser diferente, as manifestações nos mostraram o caminho: não podemos aceitar que esses “dirigentes” falem em nosso nome! Temos que seguir o exemplo dos manifestantes e ocupar a quadra do sindicato, decidindo o rumo das assembleias e da greve! As assembleias são o espaço máximo de decisão no movimento dos trabalhadores!

TOMEMOS A GREVE EM NOSSAS MÃOS! Para que os bancários sejam protagonistas da greve, precisamos estar presentes em grande número nas assembleias e votar em propostas que fortaleçam o movimento. Compareça, chame seus colegas, discuta, participe!

NOSSAS PROPOSTAS IMEDIATAS

- Que o sindicato coloque seus meios materiais à serviço do fortalecimento dos piquetes! O sindicato é dos trabalhadores bancários e não da diretoria!

- Assembleias unificadas até a discussão do índice da FENABAN! As questões específicas do BB e CEF não podem impedir esse setor de participar da votação do índice, que deve acontecer em assembleia unificada!

- Assembleias às 15h até o final da greve! Não podemos aceitar os fura-greves que vão à quadra para cumprir ordens da empresa, sabotando a luta dos trabalhadores!

- Contra a presença de seguranças na quadra! De quem a diretoria tem medo? Os bancários devem ter livre acesso à palavra nas assembleias!

- Eleição de representantes da base para a mesa de negociação! Os acordos dos últimos anos, feitos pelas costas dos trabalhadores, são uma farsa em que os dois lados são parte do mesmo esquema, comandado pelo PT no governo e nos sindicatos, no interesse dos grandes banqueiros privados. Temos que ter representantes nossos, eleitos em assembleia, com mandato revogável, na mesa de negociações!
- Não ao desconto ou compensação das horas de greve! A greve é um direito e ninguém deve ser punido por exercê-lo. Não podemos aceitar nenhuma proposta que ataque o nosso direito de greve seja com desconto, seja com compensação!

AVANTE, BANCÁRIOS!
Construindo uma alternativa de oposição
Assinam este boletim: trabalhadores independentes + coletivos de oposição “Bancários de Base”, “Uma Classe”, “Avesso” e “A.S.S.”
Entre em contato:

campanhabancarios2013@gmail.com