TRADUTOR

quinta-feira, 21 de novembro de 2013

PRISÃO DOS “MENSALEIROS”

Ofensiva reacionária com a colaboração de Dilma e do PT
Pela anulação da AP 470 e a libertação de todos os presos políticos
Erwin Wolf

Importantes dirigentes do Partido dos Trabalhadores e do primeiro governo Lula foram processados, condenados por corrupção e presos, no dia 15 de novembro. O problema não está no fato de Genoíno, Dirceu, Delúbio e Cia. serem inocentes. Eles são corruptos, não “porque todo poder corrompe”, mas porque todos os gestores dos negócios da burguesia são corruptos por natureza, eles governam para atender aos interesses deste ou daquele grupo patronal e, no atacado, de toda a classe exploradora. Na verdade, para os trabalhadores, a corrupção não é o principal problema do capitalismo. A corrupção é uma chaga relativamente pequena frente a brutal exploração patronal.

CORRUPTOS COMO POLÍTICOS BURGUESES, 
MAS PRESOS POLÍTICOS, REFÉNS DA LUTA INTERBURGUESA

Maluf, Sarney, Fernando Henrique, Alckmin, gatunos de muito maior quilate nunca foram presos e nem serão pela justiça dos ricos.  Os dirigentes do PT foram presos pelo que, independente de seus objetivos políticos oportunistas, representaram para as grandes massas no passado, a defesa da organização dos trabalhadores como partido para disputar o poder político contra a burguesia. Por isso, consideramos que estes corruptos não foram presos por serem corruptos, mas porque são presos políticos da burguesia. São reféns da luta política interburguesa utilizados agora para barganhar com o PT a transição política que não conseguem conquistar pela via eleitoral burguesa tradicional. 

A REAÇÃO SE ALOJA DENTRO DE INSTITUIÇÕES
ESTATAIS NÃO SUBMETIDAS AO SUFRÁGIO UNIVERSAL

Como dizíamos há um ano, “Derrotada nas urnas a oposição burguesa apela para o artifício reacionário da “judicialização da política” e para setores do poder estatal não submetidos ao sufrágio universal, o judiciário e a polícia federal, aparatos coercitivo e repressivo que integram o Estado e transcendem os governos.” (Blog da Liga Comunista, 29/12/2012)

Quanto aos demais processados na Ação Penal 470, foram presos unicamente para dar aparêcia de legitimidade ao processo viciado.

UM ARRIVISTA NO CONTROLE DE UMA MÁQUINA ULTRA-REACIONÁRIA,
QUERENDO SER O "OBAMA BRASILEIRO" EM 2018

A ordem de prisão partiu do Presidente do Supremo Tribunal Federal, o ultra-reacionário Ministro Joaquim Barbosa, ícone maior da direita brasileira na atualidade, que está à frente da Corte brasileira de triste memória, a mesma que deportou Olga Benário, militante comunista, mulher de Luiz Carlos Prestes, por ordem do Chefe de Polícia de Getúlio no Rio de Janeiro, capital federal na época, Filinto Müller.

O Presidente do STF aproveita a oportunidade para se projetar como um outsider da reação, uma vez que eleitoralmente os setores mais retrógrados da sociedade brasileira, a burguesia oposicionista ligada ao PSDB de Aécio Neves, envolvido no escândalo do “tremsalão”, e à REDE de Marina Silva, têm poucas chances eleitorais contra Dilma, como demonstram as pesquisas eleitorais, que dão como certa a reeleição da petista.

O objetivo de Joaquim Barbosa é se cacifar perante a burguesia como alternativa para 2018, por ser de origem humilde, negro, ter vindo de baixo, um espécie de “Obama brasileiro”.

O DEDO DE DILMA E DO PT NA ACELERAÇÃO DO
PROCESSO DE PRISÃO DE SEUS COMPANHEIROS AINDA EM 2013

A fim de assegurar uma reeleição tranquila em 2014, setores do próprio PT foram cúmplices da antecipação das prisões. A Ministra Gleisi Hoffmann, da Casa Civil, e a própria Presidente Dilma Roussef, conforme a jornalista Mônica Bergamo, em sua coluna na “Na sala com Janot” escreveu: “O pedido de prisão dos réus do mensalão, nesta semana, foi precedido de um encontro entre a ministra Gleisi Hoffmann, da Casa Civil, e de Luis Adams, advogado-geral da União, com Rodrigo Janot, procurador-geral da República. Um dia depois, Janot assinou a solicitação encaminhando ao STF (Supremo Tribunal Federal) pedindo a detenção imediata dos condenados (...) A reunião chegou ao conhecimento de José Dirceu e dos deputados José Genoino e João Paulo Cunha, do PT, e se espalhou pelo partido. Foi interpretada como um envolvimento do próprio governo de Dilma Rousseff com a iniciativa, que surpreendeu a legenda e também os condenados. No mínimo, dizem, o governo foi informado com antecedência. (...). A interpretação de dirigentes do PT e de outros partidos é que a prisão dos réus agora favorece Dilma. Na campanha eleitoral, o impacto da medida já estaria amenizado pelo tempo. E ela não teria que responder a acusações de que seu governo se esforçava para garantir a ‘impunidade’ dos petistas.” (Folha de S. Paulo, 15/11/2013).

OS OPORTUNISTAS DO PSOL E PSTU 
APOSTAM NO FORTALECIMENTO DAS JUSTIÇA DOS RICOS

A prisão dos mensaleiros também foi aplaudida vergonhosamente pelo PSOL e pelo PSTU, que alimentam ilusões que o STF burguês comprometido até o tutano com a reação burguesa faça uma devassa completa contra a corrupção, tratam de surfar na campanha despolitizada e reacionária contra a corrupção apoiando a justiça dos ricos.

RUIM PARA OS DIRIGENTES HISTÓRICOS DO PT,
PIOR PARA O CONJUNTO DA CLASSE HISTORICAMENTE EXPLORADA E OPRIMIDA

Essa comemoração da proclamação da repúplica foi de fato um um marco do início de uma transição na cúpula do Executivo burguês a ser consumada em 2018. Foi a principal medida da “judicialização da política”, que faz parte da mesma ofensiva reacionária da “criminalização dos movimentos sociais”. Ingressando na jurisprudência nacional, a teoria do "domínio de fato", criada na década de 1930, durante o ascenso do nazismo na Alemanha, introduz elementos nazistas, como a prisão de suspeitos sem provas, na já reacionária justiça burguesa brasileira.

PELA ANULAÇÃO DO PROCESSO "DO MENSALÃO",
LIBERDADE IMEDIATA E INCONDICIONAL DE TODOS OS
CONDENADOS DESTE PROCESSO ESPÚRIO HOJE,
QUE A CLASSE TRABALHADORA ACERTE AS CONTAS COM ELES AMANHÃ

Por tudo isso, defendemos a anulação da AP 470 e a libertação de todos os presos políticos. Mas, como dizíamos FHC, Lula e Dilma, bem como os seus séquitos precisam ser duramente julgados pelos trabalhadores não apenas pelos crimes ilegais segundo as leis burguesas mas também pelos crimes lícitos da ditadura do capital contra a nossa classe. Nenhum tribunal de nossos inimigos irá condená-los pelo que nos fazem. É somente superando suas ilusões nas instituições burguesas que as massas conquistam sua independência política e ideológica de todas as frações burguesas, avançam na luta para impor a justiça da classe trabalhadora e construir uma oposição operária e revolucionária ao governo Dilma, Alckmin e ao conjunto de seus pares estaduais e municipais de todos os poderes do Estado capitalista.” (Blog da Liga Comunista, 29/12/2012)