TRADUTOR

quinta-feira, 5 de dezembro de 2013

TEORIA MARXISTA - PARA ENTENDER A REVOLUÇÃO 8/8

O que foi a revolução bolchevique?
Do especial 96 anos da revolução bolchevique, no Folha do Trabalhador #19

Trotsky, discursa, abaixo no palanque: Lenin e Kamenev
O acontecimento da grande revolução bolchevique está a quatro anos de completar um século. Ela ocorreu no dia 7 de novembro de 1917. Foi o maior passo dado pelos trabalhadores em toda sua luta contra as classes dominantes. E este passo fundou pela primeira vez na história o primeiro Estado dos trabalhadores. Ele se chamou União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS), ou simplesmente União Soviética.

Esta revolução social foi possível pela fusão entre a consciência teórica dos objetivos estratégicos da luta e os próprios trabalhadores em luta contra a guerra entre as grandes nações burguesas, contra o imperialismo, contra o latifúndio e contra o capital. Esta consciência foi adquirida pelos dirigentes da luta que estudaram e compreenderam as experiências das lutas anteriores, aprendendo com seus erros e seus acertos. Os principais dirigentes deste partido bolchevique e desta revolução foram Vladimir Lenin e de Leon Trotsky. Organizados neste partido os trabalhadores tomaram a força, dos representantes dos patrões, o poder político e os seus locais de trabalho.

PORQUE “BOLCHEVIQUE”

Este partido se chamava bolchevique, porque “bolchevique” em russo significa “maioria”. E a maioria deste partido se separou da minoria porque a minoria queria um partido frouxo para conciliar com a burguesia e a maioria queria um partido radical, forte e centralizado para derrotar os patrões.

O QUE ERAM OS SOVIETES?

Assembleia do Soviet de Petrogrado em 1917
Soviet em russo significa Conselho Popular. O conselho popular era a forma de representação dos trabalhadores por local de trabalho. Foram criados durante a revolução derrotada de 1905.

Cada fábrica, repartição, guarnição do Exército elegia seus representantes, parecido como hoje se elegem os cipeiros e os delegados sindicais, para um grande Conselho representando todos os locais de trabalho.

Estes sovietes discutiam e aprovavam os assuntos dos interesses dos trabalhadores. Esta é a verdadeira democracia operária.

POR QUE FORAM BUROCRATIZADOS E DERROTADOS OS ESTADOS OPERÁRIOS?

Parada militar de Wladiwostok em 1918 das tropas
contrarevolucionarias imperialistas
Depois da revolução, uma coalizão militar de 14 países invadiu a URSS em apoio ao contrarrevolucionário Exército Branco burguês, impuseram um bloqueio econômico sobre a URSS e perpetraram uma guerra civil até 1921. O Exército Vermelho, composto pelos melhores e mais dedicados trabalhadores, criado por Trotsky, venceu a guerra civil, mas o esforço de guerra exauriu ainda mais o país que já saíra exaurido da I Guerra Mundial.

Em tais condições, as massas estavam esgotadas. Neste momento ascende ao poder uma burocracia estatal sob o comando de Stalin que realiza uma depuração de extermínio dentro do partido contra os homens que dirigiram a revolução, desde Lenin o qual se suspeita que fora envenenado, passando por milhares de bolcheviques e operários, até Trotsky, assassinado no México em 1940. Stalin exterminou o Comitê Central revolucionário bolchevique.

Em nome do marxismo-leninismo, mas degenerando e prostituindo completamente a tudo que ele defende, como o internacionalismo proletário, a burocracia stalinista proclamou a “coexistência pacífica” com o capitalismo mundial e a ilusão reacionária de criação do “socialismo em um só país”.

27 de janeiro de 1945, o Exército Russo liberta os
prisioneiros do Campo de Concentração de Auschwitz
APESAR DA BUROCRACIA, A URSS DERROTA, A CONTRAREVOLUÇÃO FASCISTA MUNDIAL

Todavia, a URSS, com suas conquistas revolucionárias (pleno emprego, saúde, moradia, educação e transportes assegurados pelo Estado) exercia uma enorme influência e admiração sobre todos os povos explorados e oprimidos do planeta.

Apesar das ilusões da burocracia nos acordos diplomáticos que estabeleceu com Hitler, foram as massas soviéticas que esmagaram a pior ameaça que a humanidade já sofreu, o nazismo, e venceram a II Guerra Mundial.

A DERROTA DA CONTRAREVOLUÇÃO FASCISTA
PERMITIU O AVANÇO DA REVOLUÇÃO MUNDIAL E 
A CRIAÇÃO DE NOVOS ESTADOS OPERÁRIOS

A corrente internacional fundada por Trotsky antes de ser morto foi a única a dar continuidade ao marxismo revolucionário, explicando, por exemplo, as causas materiais da burocratização da URSS. Mas o trotskismo depois de Trotsky foi influenciado pela pequena burguesia e ficou reduzido a pequenos grupos sem influência sobre o proletariado.

Pela ausência de partidos revolucionários com influência de massas, os movimentos revolucionários posteriores a 1917 foram dirigidos por grupos influenciados pelo stalinismo. Organizações políticas que no curso da luta de classes em seus países, como o castrismo em Cuba, o titoísmo na Yugoslávia ou maoísmo na China, por questão de sobrevivência, foram obrigadas a se tornarem exércitos centralizados e ir mais longe do que pretendiam no tensionamento e ruptura com a burguesia e o imperialismo.

Estas organizações dirigiram revoluções sociais, conquistaram o poder político e foram obrigados a expropriar a burguesia, todavia, sem estabelecer uma democracia proletária ou qualquer coisa similar aos conselhos populares, dando origem a Estados operários que já nasceram deformadamente burocráticos.

A CORRIDA ARMAMENTISTA, O DESENVOLVIMENTO DAS FORÇAS DESTRUTIVAS,
BOM PARA O IMPERIALISMO, MAS EXAURIU A URSS

Depois da II Guerra mundial, o imperialismo se tornou mais profundamente parasitário e destrutivo. A corrida armamentista, a aposta na economia destrutiva produziu efeito inverso nos EUA e na URSS, ou seja, em um Estado capitalista e em um Estado operário. O armamentismo, ao destruir as forças produtivas dinamiza a economia imperialista, queimando capital constante e reduzindo os efeitos da crise de superprodução.

Mas, na economia do Estado operário, isolado pela política de “socialismo em um só país” da burocracia stalinista, a corrida armamentista contribuiu fortemente para exaurir a economia da URSS e dos países do Pacto de Varsóvia, pavimentando o caminho da restauração capitalista.


Leia mais em: