TRADUTOR

sexta-feira, 6 de dezembro de 2013

TRABALHADORES DA CONSTRUÇÃO CIVIL

PAC, COPA, Minha Casa Minha Vida, Especulação Imobiliária... Alicerçados na exploração sangrenta dos trabalhadores da construção civil
Davi Lapa, operário da construção civil e militante da LC

Nos últimos dias com os acontecimentos da morte de 02 operários vem trazer a tona, a vergonhosa exploração do capital sobre o trabalho no setor da construção civil. As empresas desse setor, tem obtido lucros vultosos à custa da rotatividade de mão de obra, baixos salários, terceirizações com salários ainda mais baixos, tudo isso com apoio e incentivo do governo do PT, e acobertado como sempre por Sindicatos pelegos, como o Sindicato dos Trabalhadores da Construção Civil de São Paulo (Força Sindical) e pela Mídia nacional que não mede esforços para transformar esta tragédia dos operários e suas famílias, em bajulações interesseiras, para que nada atrapalhe a realização da Copa do Mundo da FIFA.

Os trabalhadores da construção civil estão pagando com a própria vida, a ganância das construtoras, em todos os setores desde grandes obras do Plano de Aceleração do Crescimento (PAC), hidrelétricas, estádios de futebol para Copa do Mundo, as obras mais simples como do programa Minha Casa Minha Vida, já chegamos ao triste índice médio de 400 mortes anuais.


Segundo dados do Ministério da Previdência foram 480 mortes em 2010. Mais de 1 operário da construção morre por dia no pais. Esses são dados oficiais, mas, muitos morrem e nem são contabilizados, o que elevaria ainda mais este índice. Só na cidade de São Paulo, em 2009 morreram 17, e hoje já estamos ultrapassando esse triste recorde.

A maioria dos acidentes ocorre principalmente por soterramentos, queda, choque elétrico, contratações de ajudantes em lugar de profissionais, ”é uma forma de baratear os custos” e desabamentos de construções irregulares com a conivência de fiscais corruptos, vimos isso nas denuncias das propinas milionárias que os fiscais da Prefeitura de São Paulo recebiam das construtoras. As empresas tem pressa em entregar as obras e os operários são pressionados por engenheiros e encarregados, expondo assim os trabalhadores a acidentes fatais.

Diante de tudo, isso o Sindicato dos Trabalhadores da Construção Civil de São Paulo, na pessoa de seu presidente Sr Antonio de Souza Ramalho, deputado estadual do PSDB, partido dos patrões, dos donos de construtoras, está junto com os patrões pra encobrir como sempre a responsabilidade das construtoras pelas mortes de operários nas construções , alegando morosidade da justiça e assim colocando “panos quentes” na situação. Enquanto trabalhadores morrem, ele se diz irmanado com o sindicato dos Patrões.

Chegou a hora dos trabalhadores começarem a se organizar em oposição contra essa direção do Sindicato, que esta servindo os interesses das construtoras. Vamos nos mobilizar pra termos um Sindicato que verdadeiramente represente a categoria.