TRADUTOR

domingo, 13 de julho de 2014

METALÚRGICOS ABC PAULISTA

Contra o desemprego,
CUT propõe o subemprego
Indústrias do ABC demitiram 6.351 trabalhadores em 2014 e
burocracia cutista defende redução de jornada com redução de salário

Erwin Wolf
Ao contrário de combater o desemprego de frente, com greves e pralisações,
burocratas defendem o subemprego e ainda estimulam a xenofobia,
no caso da manifestação da foto, contra os trabalhadores chineses
O Ministério do Trabalho informou que as indústrias do ABC demitiram 6.351 trabalhadores em 2014, conforme dados do CAGD (Cadastro Geral dos Empregados e Desempregados), segundo Leone Farias, do Diário do Grande ABC de 12 de julho.

Por outro lado, o presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de São Bernardo do Campo, Rafael Marques, informou que há 2.300 trabalhadores em lay-off (suspensão temporário dos contratos de trabalho) na região.

“SISTEMA DE PROTEÇÃO AO EMPREGO” OU SISTEMA DE ARROCHO SALARIAL PARA PROTEÇÃO DOS LUCROS PATRONAIS?

Como solução para o problema da queda das vendas, da produção e dos postos de trabalho, o burocrata custista informou que “pediu o apoio do ministro para que saia do papel projeto de sistema de proteção emprego. O plano é inspirado em modelo alemão de flexibilização da legislação trabalhista, para permitir que, em momentos de crise, seja possível a redução da jornada, com a diminuição do valor pago pelas empresas aos funcionários, mas com a complementação dos salários por meio de verba do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) ou do FAT (Fundo de Amparo do Trabalhador).” [1]. O ministro a que se refere o burocrata é Ricardo Berzoini, da Secretaria de Relações Institucionais.

Assim, a CUT passa a defender a redução da jornada com a redução do salário, rasgando uma bandeira histórica do movimento operário para resguardar o lucro patronal diante da desaceleração das vendas de automóveis. Se dependermos desses pelegos, vamos voltar a escravidão do século XIX.

PELA ESCALA MÓVEL DE HORAS E SALÁRIOS
REPOSIÇÃO DAS PERDAS SALARIAIS
JORNADA DE 35H
TRABALHAR MENOS PARA QUE TODOS TRABALHEM!

A Vanguarda Metalúrgica, corrente impulsionada pela Liga Comunista e independentes classistas nas fábricas, acredita que o proletariado não pode esperar outra coisa destes pelegos, carreiristas sedentos de cargos no Estado burguês e vendidos para os patrões e seus governos, particularmente para o governo federal encabeçado pelo PT, nem pode ficar parada diante deste profundo ataque as suas condições de trabalho, precisa construir grupos classistas de fábrica clandestinos e organizar o contra-ataque para derrotar essa política nas assembleias sindicais, nas eleições de CIPA, para aprovar a deflaragração de uma greve em repúdio a qualquer tentativa da redução salarial.

Vanguarda Metalúrgica defende a escala móvel de horas e salários, a redução da jornada de trabalho sem redução do salário e inclusive com reposição das perdas salariais.

Nosso lema contra o desemprego deve ser Trabalhar menos para que todos trabalhem! E pela redução da jornada de trabalho para 35h semanais.

Nota

1. http://www.dgabc.com.br/Noticia/719557/metalurgicos-pedem-a-berzoini-apoio-para-rastreabilidade-de-pecas?referencia=simples-titulo-editoria