TRADUTOR

terça-feira, 5 de agosto de 2014

100 ANOS DA I GUERRA MUNDIAL

Proletários de todos os países, unÍ-vos!

Esta noite completa-se o 100 º aniversário do início da Primeira Guerra Mundial. O mais horrível assassinato em massa organizado de pessoas da classe trabalhadora a serviço dos interesses da classe capitalista, que deixou 17 milhões de mortos e 20 milhões de mutilados.

A guerra consolidou definitivamente a entrada do capitalismo em sua etapa decadente, no imperialismo, o qual acentuou suas características no último século, como vimos em todas as guerras desde então e agora na Ucrânia, Palestina, Iraque,... Durante os sangrentos ataques ao povo palestino e ao povo de Donbass, estamos novamente às vésperas de uma nova carnificina planetária, a III Guerra Mundial, com o imperialismo ameaçando as novas potências capitalistas da Rússia e China, ex-Estados operários que começam agrupar sob seus interesses outras nações dominadas e a oferecer resistência aos interesses do imperialismo dominante.


Quando ouvimos os absurdos proferidos pelos mandatários imperialistas de hoje relembrando sob seus interesses aquele sangrento momento da história devemos lembrar o manifesto anunciado ao mundo a partir da Conferência de Zimmerwald liderada por Lenin e os bolcheviques contra a guerra e pelo internacionalismo e unidade da classe trabalhadora. Nunca nos esqueçamos que o nosso inimigo é o mesmo agora como era então.

Conclusão do manifesto de Zimmerwald:

Proletários!

Desde a eclosão da guerra, dipuseram sua energia, a sua coragem, a sua resistência a serviço das classes dominantes. Agora você deve levantar-se pela sua própria causa, para os fins sagrados do socialismo, para a emancipação das nações oprimidas, bem como das classes escravizadas, por meio da luta implacável da classe proletária.

É a tarefa e o dever dos socialistas dos países beligerantes, assumir essa luta com força total; é a tarefa e o dever dos socialistas dos Estados neutros apoiar os seus irmãos nesta luta contra a barbárie sangrenta com todos os meios eficazes. Nunca na história do mundo houve uma tarefa mais sublime e mais urgente, cujo cumprimento deve ser o nosso trabalho comum. Nenhum sacrifício é grande demais, nenhum fardo muito pesado, a fim de atingir esse objetivo: a paz entre os povos.

Homens e mulheres que trabalham! Mães e pais! As viúvas e os órfãos! Feridos e aleijados! Apelamos a todos vocês que estão sofrendo com a guerra e por causa da guerra: Além de todas as fronteiras, além dos campos de batalha, além das cidades e aldeias devastadas:

Proletários de todos os países, unÍ-vos!


Zimmerwald, Suiça, em setembro de 1915.