TRADUTOR

quarta-feira, 20 de agosto de 2014

IRAQUE 2

Imperialismo fabrica o ISIS
para justificar nova intervenção

Declaração do Comitê de Ligação pela IV Internacional
Sobre os ataques dos EUA as forças do ISIS no Iraque - 15/8/14 (extratos)


Há duas áreas principais no Iraque, a Mesopotâmia e o Curdistão, que têm as maiores reservas de petróleo e também são regiões que têm relações muito estreitas com os países que hoje são satélites de bloco que competem contra os EUA pela Mesopotâmia. A manobra do imperialismo é usar os ataques de tropas mercenárias imbuídos de fanatismo sunita para controlar essas áreas no Iraque e preparar as condições – com sua extrema barbárie – para a intervenção dos EUA. A necessidade de uma intervenção do imperialismo nessas áreas é reforçada porque, na Mesopotâmia, há fortes tendências sunitas nacionalistas e pró-Irã que podem desestabilizar um membro da OTAN: a Turquia.

O CLQI se opõe completamente aos bombardeio das forças do ISIS (também chamado de Estado Islâmico ou EIIL) no Iraque pelos EUA. Nós não acreditamos que os EUA estão intervindo aqui por razões “humanitárias”; seu currículo “humanitário” no Iraque, em toda a região, em Gaza é um escárnio. Como sempre os EUA intervêm em defesa de seus próprios interesses, neste caso, do petróleo, e no cumprimento de suas metas estratégicas globais, a dominação do mundo por seu grande capital financeiro e suas empresas transnacionais. Os 3 alvos estratégicos dos EUA são o Irã, a Rússia e a China; e a influencia destes países sobre o globo. Para alcançar este objetivo, o imperialismo não se furta de balcanizar os povos oprimidos e criar Estados mais frágeis e dependentes de credores, governados por seus fantoches que abrem suas economias para os lobos do “livre mercado”. E o petróleo é aqui a principal motivação para esse ataque.

O CLQI sabe que o ISIS é financiado pela Arábia Saudita, sob as ordens dos EUA. O bombardeio tem também como objetivo certificar-se de que al-Maliki não retornará ao poder, substituído por um fantoche dos EUA, anti-Irã, muito mais dócil.

Organizar a classe trabalhadora na região é o mais importante. Muitas seções dos partidos comunistas têm sido pró-imperialista ou tem fingido tomar posições neutras, enquanto estas guerras são realizadas. A adoção de posições sindicalistas-obreiristas diante da ofensiva do grande capital corresponde a uma capitulação envergonhada ao imperialismo. O Partido Operário Comunista do Iraque, é um excelente exemplo disso. Ainda mais abjeto é o Partido Comunista iraquiano:

“O Partido Comunista iraquiano se opôs à invasão do Iraque pelos EUA em 2003, mas decidiu trabalhar com as novas instituições políticas estabelecidas após a ocupação. Seu secretário, Hamid Majid Mousa, aceitou um cargo no Conselho Interino do Iraque.”

OS CONFLITOS DENTRO DO CURDISTÃO E DO PRÓPRIO IMPERIALISMO

Por muitos anos, os EUA têm desenvolvido relações com a União Patriótica do Curdistão (PUK), de Jalal Taliban, e Partido Democrata Curdo (KDP), dirigido por Massoud Barzani. Barzani sempre foi o favorito do Ocidente e de Israel. O Irã e os iranianos curdos apoiam o PUK e o PKK da Turquia, que também são politicamente aliado com os curdos sírios. A divisão aumentou na guerra civil curda, (wiki):

“A Guerra Civil dos curdos do Iraque foi um conflito militar que ocorreu entre facções curdas rivais no Curdistão iraquiano durante meados dos anos 1990, principalmente entre o PUK e o KDP. Ao longo do conflito, as facções curdas do Irã e da Turquia, bem como as forças iranianas, iraquianas e turcos foram atraídos para a luta, com o envolvimento adicional das forças americanas. Entre 3.000 e 5.000 combatentes e civis foram mortos ao longo de mais de três anos de guerra “.

Os EUA apoiaram fortemente Barzani na Guerra Civil, o que resultou em um acordo onde Talibani teve de concordar em expulsar os iranianos, turcos e sírios curdos em troca de poder compartilhar o poder com Barzani. Talibani foi colocado mais tarde como um Presidente fantoche de todo o Iraque a serviço dos EUA até recentemente. Então politicamente o PUK de Talibani era apenas ligeiramente mais à esquerda e anti-imperialista que Barzani e à esquerda de ambos estava o PKK, grupo liderado por Abdullah Ocalan. Ocalan foi um prisioneiro da Turquia desde 1999 e tem realizado um “acordo histórico” com o imperialismo, tendo como seus mentores Gerry Adams (presidente do Sinn Féin, braço político do IRA, irlandês) e Nelson Mandela. No entanto, houve uma revolta aberta no interior do PKK contra essa política e agora o PKK, com seus aliados sírios intervieram no Curdistão iraquiano e começaram a lutar contra o ISIS, outra razão para que os EUA se apressassem para intervir militarmente no Iraque. De acordo com o Partido de Esquerda alemão (Die Linke) MP Ulla Jelpke relata no seu blogue “O Relatório Rojava”:

“Foi o PKK, e não os aviões norte-americanos, quem salvou dezenas de milhares de pessoas. Ele disse que o PKK era “uma garantia de vida” para os Yezidis e cristãos no Sul do Curdistão e do Iraque. Jelpke lembrou que, embora o PKK esteja na “listas de terroristas” da UE e dos EUA, os terroristas do EIIL havia realizado ataques na Síria usando território da OTAN, membro da Turquia.”

Em um comunicado de imprensa sobre a situação de dezenas de milhares de refugiados que fugiram Sinjar, Ulla Jelpke salientou que não foram os ataques aéreos dos EUA que protegeram as pessoas de serem massacradas pelo ISIS. Jelpke chamou a atenção para o papel desempenhado pelo PKK e YPG na prevenção contra os massacres, acrescentando: “o bombardeio dos EUA contra os ‘jihadistas’ que assumiram cidades e aldeias no Norte do Iraque só coloca a população civil em perigo. A milícia curda, os nomeadamente os guerrilheiros do PKK, estão defendendo mais ativamente a população contra essas gangues terroristas. Jelpke observou que muitas pessoas que haviam sido resgatados da ameaça de massacre tinha dito a ela, ‘Allah e o PKK, eventualmente, nos salvaram.’ Ela acrescentou: “os guerrilheiros do PKK e as milícias Rojava (YPG-YPJ) em aliança com eles, conseguiu abrir um corredor de montanhas de Sinjar à fronteira com a Síria para os refugiados. Desta forma, nos últimos dias dezenas de milhares de pessoas, em particular os Yezidis, conseguiram escapar dos carniceiros do ISIS.”

É um equívoco, pensar que o imperialismo dos EUA é um conjunto homogêneo. Republicanos e Democratas manipulam, um contra o outro, peões internos e externos na disputa intra-imperialista contra os monopólios rivais. Os republicanos e os sionistas patrocinaram o ISIS. Todos mundo sabe que McCaine é padrinho do ISIS. McCaine e os falcões republicanos patrocinaram e estimularam o jihadistas na Síria antes ainda que o grupo terrorista tomasse regiões petrolíferas do controle de Damasco.

ISIS é um subproduto dos mercenários da Al Qaeda, como o crack é um subproduto da cocaína. Hillary Clinton, o falcão Democrática, criticou duramente Obama, exigindo saber por que ele não havia patrocinado os grupos mercenários sírios “moderados” para fortalecê-los. Isso deu ao ISIS uma grande vantagem sobre outros grupos mercenários, que praticamente têm se dissolvidos agora ou se unido ao ISIS “.

Os bombardeios ordenados por Obama, que representa a ala Democrática do imperialismo, contra ISIS são apenas tímidas tentativas para proteger seus curdos fantoches mercenários. Por sua vez, o ISIS é um fantoche da ala republicana do imperialismo, de Israel, da empresa multinacional de petróleo Aramco, e da Arábia Saudita”.

Assim como após a crise do terceiro século do Império Romano, nos EUA, após a crise de 2008, as diferentes frações do imperialismo cada vez mais recorrem a grupos mercenários (Academi / Blackwater, Al Qaeda, ISIS, etc.) para atingir seus objetivos. Eles manipulam esses mercenários contra os interesses da fração imperialista oponente, dos EUA ou não. O acirramento da luta intra-imperialista, bem como sanções contra Moscou, e o cerco militar contra Pequim, forçou a burguesia da Rússia e da China a ir mais longe do que eles desejavam no caminho da ruptura com o imperialismo dos EUA; eles começaram a construir um bloco econômico e militar para a defesa mútua.

Pela unidade entre Xiitas e sunitas para derrotar o imperialismo em toda a região!
Por uma Frente Única Anti-imperialista de todas as minorias oprimidas e da classe trabalhadora!
Pela a derrota militar dos EUA e todos os seus exércitos mercenários jihadistas!
Construir seções revolucionárias da Quarta Internacional em toda região!