TRADUTOR

terça-feira, 2 de setembro de 2014

ELEIÇÕES 2014

Liga Comunista:
candidaturas operárias
nas eleições burguesas

A Liga Comunista utiliza o terreno das eleições burguesas para propagandear suas posições, desmascarar o caráter antidemocrático das mesmas e o papel reacionário do parlamento, do Estado e das instituições burguesas, visando a superação das ilusões eleitorais do conjunto dos trabalhadores e da população oprimida.

Nossas candidaturas denunciarão o Estado e seu governo como um comitê executivo dos patrões, auxiliado pelo parlamento e pela justiça dos ricos. Essas instituições não são neutras, elas existem para a manutenção do domínio dos exploradores sobre os explorados.

DA DEMOCRACIA DOS PATRÕES NO BRASIL E A LUTA REVOLUCIONÁRIA PELA TOMADA DO PODER PARA CONQUISTAR A DEMOCRACIA DOS TRABALHADORES

Estas características fazem com que o regime politico estabelecido no país não seja democrático precisamente porque ele se sustenta: 1) no viciado sistema baseado no poder do grande capital de controlar o resultado da eleição; 2) no voto eletrônico (sem qualquer comprovante impresso), como um seguro do pacto burguês de governabilidade; 3) no “voto qualificado” por Estado e não no voto universal, como um resseguro deste pacto, que favorece a uma espécie de federalismo oligárquico nacional que comanda os partidos, federalismo expresso na fórmula do “presidencialismo de coalizão”. A máxima expressão deste "voto qualificado" está na existência do Senado oligarquico.

Tudo isto demonstra o quanto o regime político brasileiro é oposto aos preceitos do voto universal, onde todos os eleitores tem o mesmo direito nas urnas, onde “cada homem vale um voto”, conquistados na Revolução Francesa. Tal princípio, revolucionário na época de infância do proletariado, foi enriquecido pela experiência da Comuna de Paris e pelas revoluções do século XX, sobretudo a Revolução Bolchevique de 1917, quando na luta pela tomada revolucionária do poder os trabalhadores encamparam a luta pela realização de tarefas democráticas, cujo formato é o governo de conselhos proletários e camponeses, um governo soviético, única forma verdadeiramente legítima de representação dos trabalhadores.

As eleições são profundamente antidemocráticas, com o controle das mesmas pelo Tribunal Superior Eleitoral, com o apoio da polícia e do Exército. O horário eleitoral é uma farsa, sendo o resultado desse controle, com o acesso real do mesmo apenas dos grandes partidos burgueses, com os outros partidos tendo apenas míseros segundos na TV. As candidaturas também são controladas de forma burocrática e antidemocrática. Enfim, nas eleições preponderam o poderio econômico dos bancos, das empreiteiras e grandes capitalistas que financiam os agentes do capital.

LIGA COMUNISTA, 100% DE CANDIDATURAS OPERÁRIAS

Nas eleições, todos os candidatos apresentados pela LC são operários seguindo as determinações da III Internacional dos tempos de Lenin e Trotsky, que em seu IV Congresso estabeleceu como “regra inviolável” que pelo menos “90% dos candidatos partidários devem ser de trabalhadores comunistas que estejam trabalhando”. Nossos candidatos a deputado federal e estadual são, respectivamente, Antonio Junior, metalúrgico, ex-dirigente estudantil no Amazonas, cipeiro em uma fábrica de trens de propriedade de uma multinacional e dirigente da corrente sindical Vanguarda Metalúrgica; e Levi Sotto, operário da construção civil, fundador do PT do bairro da Lapa e do núcleo operário conhecido como PT Catão (da Rua Catão), no início da década de 1980 e ativista do movimento negro.

A Liga Comunista lança candidaturas pela legenda do Partido da Causa Operária, graças a uma concessão democrática do PCO à LC.

A finalidade destas duas candidaturas da LC é, em sentido amplo, contribuir com a evolução revolucionária da consciência das massas, se apresentarem como tribunos populares do conjunto da população trabalhadora brasileira, boliviana, ucraniana ou palestina nas eleições. No sentido estrito, organizar a classe em seu local de trabalho e conquistar os simpatizantes desta campanha eleitoral bolchevique e internacionalista para a construção do partido marxista e revolucionário do proletariado.

Publicações da nossa campaha eleitoral:
http://lcligacomunista.blogspot.com.br/2014/08/panfleto-de-levi-sotto.html
http://lcligacomunista.blogspot.com.br/2014/08/banner-da-campanha-de-ls-contra-o.html
http://lcligacomunista.blogspot.com.br/2014/08/banner-da-campanha-de-ajpela-reducao-da.html
http://lcligacomunista.blogspot.com.br/2014/08/panfleto-de-antonio-junior.html
http://lcligacomunista.blogspot.com.br/2014/08/posicao-eleitoral-da-lc.html