TRADUTOR

quarta-feira, 8 de abril de 2015

GOLPISMO E PT - CSL

O golpismo da DIREITA e a capitulação do PT à burguesia!

Reproduzimos abaixo artigo dos camaradas do ColetivoSocialistas Livres. Membro do Comitê Paritário.

Claro está o projeto da direita brasileira, derrubar o PT do poder do estado brasileiro. Esse projeto direitista busca se realizar, seja através do voto em 2018, desgastando até lá o PT até às cordas do ringue da luta pelo poder do estado, contudo, não está descartada uma maracutaia golpista no parlamento para derrubar o PT antes de 2018, usando-se para isso de expedientes de incriminar os políticos do PT, inclusive Dilma Rousseff e Lula. No fundo, frações da burguesia brasileira, alinhadas com o imperialismo norte-americano, não aceitam o Brasil negociar com outras frentes comerciais que não sejam as classes burguesas dos EUA, também não aceitam que o PT bata mais devagar na classe trabalhadora. Essa é a explicação político-econômica mais provável para se entender o porquê de a direita golpista querer derrubar o PT da direção do estado brasileiro, mesmo o PT fazendo muitas das vontades da burguesia.

Porém, o que o PT está fazendo para derrotar o projeto golpista da direita? NADA. Ao contrário, à medida que aumenta a pressão dos golpistas, o PT escolhe pedir a cabeça da classe trabalhadora, ao invés de pedir a cabeça da classe burguesa dominante golpista. Nesse sentido, a nomeação do ministro da economia, Joaquim Levy, com o único objetivo de cortar gastos sociais, fazendo ajuste fiscal à custa da retirada de direitos trabalhistas, revela que o PT não está à altura de defender os direitos da classe trabalhadora, ao contrário, quando acuado pela burguesia, prefere fazer as vontades da classe dominante.

Dilma foi reeleita, corretamente, às custas do voto dos trabalhadores e dos setores críticos que rechaçaram a volta da direita PSDBista e DEMista nas eleições de 2014, no segundo turno, porém, o “agradecimento” do PT aos setores críticos de esquerda que derrotaram a direita foi virar-lhes as costas, enquanto executa a política de setores da burguesia e aplica cortes de direitos trabalhistas e sociais.

Em Minas Gerais, por exemplo, um dos estados responsável pela vitória de Dilma Rousseff no segundo turno, derrotando, no coração do sudeste, o PSDB de Aécio Neves, temos a clara política do atual governo Fernando Pimentel do PT, optando por enfrentar os trabalhadores em educação da rede estadual de ensino mineira, não lhes pagando sequer o Piso Salarial Nacional e destruindo o Plano de Carreira da categoria. Ora, os professores mineiros foram um dos responsáveis pela vitória apertada do PT no segundo turno eleitoral de 2014, em nível federal. O que o PT faz? Não cumpre os compromissos assumidos em campanha com a maior categoria formadora de opinião no estado, os trabalhadores em educação. No plano federal, Dilma disse que nem que a vaca tossisse iria retirar direito dos trabalhadores e uma das suas primeiras políticas foi anunciar o corte no seguro desemprego dos trabalhadores, sem contar que aumentou o preço da gasolina para cobrir defasagem de verbas no caixa da Petrobrás. Ora, quem vai defender o PT do golpismo da direita, se o PT permanecer com essa política de golpear os direitos dos trabalhadores? Infelizmente, com essa política, se o PT não mudar urgentemente sua linha, esse partido vai ser tocado-tirado do poder, e pior, odiado pelas massas trabalhadoras.

A questão é simples, ou o PT muda de rumo, o que parece improvável, face ao caráter capitulador do PT à burguesia, ou teremos novamente a direita conservadora (PSDB/DEM e setores da burguesia dos EUA) no comando direto das políticas do país. Quanto mais o PT se entrega às pressões da direita, golpeando direitos dos trabalhadores, mais o PT perde apoio popular, é um efeito dominó. E assim o próprio PT realiza-pavimenta o caminho para o projeto da direita de voltar ao comando direto do estado brasileiro.

Qual a saída? Os trabalhadores brasileiros precisam se organizar, em defesa da democracia e contra o fascismo, em FRENTE ÚNICA CONTRA O GOLPE DIREITISTA almejado por setores da burguesia nacional e internacional, rechaçando a volta da direita ao governo do país, seja eleitoralmente, seja via golpe institucional ou militar, entretanto, ao mesmo tempo em que lutamos contra os golpistas direitistas, precisamos preparar a construção de uma alternativa política diferente e independente do PT para dirigir a classe trabalhadora do Brasil, desde agora rumo ao futuro, seja nas eleições, seja na organização da luta direta do proletariado, já que, com o PT no poder, não há esperanças de que a vida da classe trabalhadora irá melhorar, ao contrário, em tempos de crise do capitalismo mundial, veremos nossos direitos conquistados definhar a cada dia mais, face aos ataques da burguesia golpista e face aos ataques do PT que, golpeado pela direita golpista, capitula à burguesia, e golpeia os direitos da classe trabalhadora. Os socialistas livres (CP) estão na organização político-ideológica da construção de uma alternativa política independente para os trabalhadores do país.

Por: Gílber Martins Duarte – Militante SOCIALISTA LIVRE (CP) – Sind-UTE/Uberlândia/MG – Doutor em Análise do Discurso/UFU – Professor da Rede Estadual de Minas Gerais – Membro MEOB/CSP-CONLUTAS – EDITOR DO BLOG www.socialistalivre.wordpress.com

Acessem os BLOGS das organizações que estão construindo o COMITÊ PARITÁRIO (CP):
socialistalivre.wordpress.com,
lcligacomunista.blogspot.com,
coletivolenin.blogspot.com.br,
espacomarxista.blogspot.com.br
http://coletivolenin.blogspot.com.br/