TRADUTOR

sexta-feira, 23 de março de 2018

GRÉCIA - BREVES INFORMES DA LUTA ANTIFASCISTA

Breves informes da luta antifascista na Grécia
Relato de um camarada do KED - Ação Revolucionária Comunista  da Grécia (como na Ucrânia) onde a batalha entre o fascismo, apoiado pelo aparato repressivo e o Estado profundo e as organizações dos trabalhadores chegara mais longe todo o processo de crescimento da direita na luta de classes. Nesse quadro, a capitulação do Syriza à direita, do Partido Nova Democracia, com quem compõe a coligação governamental, fortalece o curso reacionário.


Primeiro nós tivemos uma manifestação em Thessaloniki, organizada pela extrema-direita e pelo "Estado Profundo" 1 e era bastante grande (cerca de 80.000 pessoas; os organizadores falavam sobre 1.000.000 de pessoas, mas isso era uma grande mentira). A esquerda e os anarquistas não eram fortes o suficiente para fazer muito a respeito. Um pequeno número de anarquistas organizou uma contramanifestação que foi atacada pela polícia. A esquerda não fez nada. Após o fim do comício nacionalista, os fascistas incendiaram uma ocupação anarquista (Libertatia) enquanto gritavam palavras de ordem como "Anarquistas e Bolcheviques, esta terra não pertence a você", "Machado e fogo contra os cães vermelhos" etc. Nesse dia, os fascistas levaram a melhor.

Algumas semanas mais tarde, o comício nacionalista foi planejado para ocorrer em Atenas. Mas as coisas foram diferentes desta vez. A burguesia não estava interessada em deixar um movimento fascista solto. Por isso, "abraçou" os nacionalistas, encarregou-se da manifestação (escolhendo moderadores moderados, anunciando a manifestação nos canais de televisão, etc.) e transformou a coisa toda em um comício contra o governo. Cerca de 100.000 pessoas se reuniram (os organizadores falaram sobre 1.500.000 pessoas, mas isso também era mentira). Como a classe burguesa não estava interessada em derrubar o governo do SYRIZA, os comícios simplesmente desapareceram.

Uma coisa que também ajudou o movimento nacionalista a morrer foi o fato de que em Atenas o movimento anti-nacionalista / antifascista era muito mais forte. Ao longo do fim de semana nossas forças estavam na rua, para conter uma possível fúria fascista. No domingo, dia do grande comício, cerca de 2.500 camaradas (anarquistas e comunistas) realizaram uma contra-manifestação decente no centro de Atenas (a poucas centenas de metros do comício nacionalista). Eu não cheguei a ir lá, pois estava preso na sede da polícia; Eu havia sido preso na noite anterior em uma manifestação antifascista. O governo permitiu que a nossa manifestação ocorresse (no sentido de que não fomos atacados pela polícia da SWAT), obviamente usando-a como influência contra a ascensão da reação que ameaça o próprio governo.

Notas

1. Deep State, que literalmente significa "Estado profundo". Organizações militares , policiais, juizes ou políticos grupos que são postos para trabalhar secretamente em favor de proteger determinados interesses sem serem eleitos, que governam nos bastidores, por trás da democracia do país. O termo "estado profundo " ganhou popularidade em alguns círculos durante a eleição presidencial dos EUA em 2016, em oposição aos principais candidatos republicanos e democratas. Mike Lofgren publicou em 5/1/2016 o livro “The Deep State: The Fall of the Constitution and the Rise of a Shadow Government”.